Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Qual é a diferença entre ervas e especiarias?

Temperos e ervas são padrões em muitos alimentos em todo o mundo de hoje. Ambos são usados para fins medicinais e alimentícios (dar sabor aos alimentos).

Ervas e especiarias
Especiarias e ervas têm se destacado tanto ao longo da história. Nos tempos antigos, ervas e especiarias foram considerados luxos e só está disponível para o uso dos ricos.

Ervas e especiarias também foram negociadas com frequência entre as nações durante a Idade Média.

A maioria das pessoas não sabe qual a diferença entre uma planta e um tempero. Há muitas semelhanças entre ambos, e algumas das diferenças são muito sutil, mas ainda são válidas.

Principal diferença entre erva e tempero


A principal diferença entre uma erva e um tempero é o local onde é obtido a partir de uma planta. Ervas comumente vem da parte de folhas de uma planta, e por isso são geralmente secas.

No entanto, algumas ervas podem ser usadas frescas. Especiarias podem ser adquiridos a partir de sementes, frutas, raízes, cascas, bem como de substâncias vegetativas e outros.

Especiarias não são necessariamente tão frescas como algumas ervas podem ser.

As ervas podem ser encontradas em muitos lugares ao redor do mundo, enquanto especiarias tendem a ser mais comumente encontradas na Ásia e nos países tropicais com o Brasil.

As ervas tem uma maior usabilidade do que as especiarias. Por exemplo, as ervas são usadas com mais frequência do que as especiarias na área medicinal, farmacêutica. Além disso, as ervas podem ser usados para elaboração de cosméticos e preservar os alimentos.


A alguns debates que não há distinção entre especiarias e ervas, considerando-se que ambos têm usos similares. No entanto, uma definição botânica diz que uma erva é uma planta que não irá produzir uma haste lenhosa. É do conhecimento comum que, uma erva seca é considerado ser um tempero.

Isto só leva a mais confusão, porque se um tempero é simplesmente uma erva, então não pode haver uma distinção entre os dois.

No entanto, acreditando que isso está ignorando o fato de que muitas ervas são geralmente folhosos verdes substâncias e especiarias estão localizadas em plantas que são de natureza tropical.

Ervas e Especiarias dão aroma e sabor


Porque ervas e especiarias têm tantos usos e dão um aroma maravilho aos alimentos, elas têm desempenhado papéis importantes ao longo da história.

O navegador Português, Vasco Da Gama, partiu para a Índia em busca de especiarias.

Mesmo Cristóvão Colombo descreveu os tipos de temperos disponíveis no "novo mundo" para os investidores depois que ele pousou.

As ervas têm sido usadas ao longo da história para fins medicinais.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), fitoterapia (o estudo de ervas para fins medicinais) tem sido usadas por milhares de anos.

A controvérsia entre especiarias e ervas continua. Alguns dizem que não há qualquer diferença, enquanto outras pessoas contestam que ambos são totalmente diferentes.

A maioria dos estudiosos dizem que a diferença entre planta e tempero pode ser encontrado em onde a erva ou especiaria é obtida na planta, e onde aquela planta específica pode ser localizado.

Saiba mais sobre ervas e suas aplicações.

Tipo de ervas mais usadas na cozinha brasileira

Se você gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos ou deixe-nos saber o que achou.